Balanço organizativo:
Bom dia,
Classificações:
Tal como escrevi na mensagem anterior devido a uma gripe à moda antiga tenho estado acamando mas hoje vão já ficar disponíveis as classificações.
Percurso:
Em relação ao percurso concordo que se o sentido tivesse sido o contrario a prova tinha ficado mais “bonita”, contudo há sempre pormenores que nos levam a ter que fazer o possível e não o que pretendemos. Assim, para que o sentido da prova fosse contrário teríamos de fazer a linha de meta na recta junto ao prédio, mas para isso ia-mos necessitar de fechar o acesso ao prédio dos moradores, coisa que todos concordamos não ser eticamente aceitável.
Horário:
Realmente a primeira prova teve um atraso substancial, bem sei que solicitamos a inscrição via internet, mas só cerca de 30% das inscrições é que vieram dessa forma.
Para que possam correr é necessário haver um seguro, seguro esse que nos obriga a enviar um e-mail com a relação dos atletas. Como ás 09:40 ainda estávamos a receber inscrições de atletas para uma prova que deveria ter começado ás 09:15 logo se depreende com facilidade o atraso, mesmo assim ainda recusamos a participação de um atleta que chegou ás 09:45. Após o fecho das inscrições envia-mos um mail á seguradora e só após validação desta é que podemos dar inicio à prova, pois caso contrário o seguro não seria válido e assim como nós, nós não pretendemos correr riscos desnecessários, imaginem que há um acidente?
A única prova que tem horário definido é a primeira, todas as outras estão dependentes do término da prova anterior.
Sequência das provas:
A última prova é e será sempre a prova rainha, ou seja, a dos elites.
Como temos crianças com 5 anos a correr e para que não tenham que se levantar tão cedo optamos por serem elas as segundas a correr, assim como poderem ir também mais cedo para casa devido aos horários mais rígidos de alimentação que necessitam ter.
Cerimónia protocolar:
“13º - Cerimónia Protocolar:
Os atletas deverão apresentar-se devidamente equipados.
Realizar-se-á de forma individual (escalão a escalão) e na seguinte sequência:
Bambis + Benjamins + Iniciados + Infantis + Juvenis (ou escolas 1 e 2) – Durante o decorrer da última prova.
Restantes categorias – Após término da ultima corrida.”
Quantidade de voltas:
Devido ao atraso inicial deveria ter sido efectuado um ajustamento ao número de voltas, mas por culpa minha só na última prova é que o fizemos, será um pormenor a rectificar já na próxima prova.
Água:
Não é obrigação nas provas de XCO (como é o caso) o organizador fornecer água, contudo é uma mais-valia a qualquer organização.
Assim, tentamos ao máximo conseguir água para as provas e só no sábado de manhã é que tivemos a problema solucionada com a preciosa ajuda do Departamento de Desporto da C.M.Maia e da Henisa.
Como também sabem o abastecimento nas provas de XCO é da responsabilidade dos acompanhantes dos atletas e nunca do organizador, não confundir XCO com XCM (Maratonas).
Em relação às próximas provas:
Vamos ser exigentes no cumprimento dos horários, ou seja, no horário previsto fecha o secretariado e quem chegar atrasado por certo compreenderá que não é justo fazer atrasar todas as corridas, atletas, policiamento, assistência médica e todo o staff da organização só porque se atrasaram.
Em relação ao próximo percurso será o mais pequeno dos que compõem este campeonato e talvez o menos “bonito”, será em princípio igual ao do ano passado, contudo estamos a tentar obter autorização para passar num terreno que se o conseguirmos a prova melhorará bastante.
Em termos participativos ultrapassou-se ligeiramente as duas centenas, contudo ficou um pouco aquém das nossas expectativas, mas não nos podemos queixar.
Contamos pois com todos vós já na próxima prova em Milheirós (junto ao Campo de futebol)
Coordenada GPS do local de partida:
N41 13.525 W8 34.648