08 novembro, 2010

CICLOCROSS



O Ciclocross é uma vertente do Ciclismo de Estrada e que até finais dos anos oitenta tinha uma boa adesão por parte dos atletas que aproveitavam estas provas como preparação de inverno. A adesão era de tal maneira que, durante anos afio, houveram Campeonatos Regionais e Nacionais Por um ou outro motivo foi desaparecendo esta variante em Portugal, mas que em sentido inverso por essa Europa fora foi uma vertente que foi crescendo sempre, inclusivamente até já ultrapassou oceanos.



São várias as diferenças entre o Ciclocross e o BTT sendo as duas principais o tipo de bicicleta usado e a outra o percurso, enquanto no BTT o percurso tem que ser 100% clicável no Ciclocross já não é sendo inclusivamente obrigatório a existência de zonas que obrigue a desmontar da bicicleta.

Apesar da inexistência desta variante em Portugal existem contudo alguns atletas que se deslocam à vizinha Galiza para participar em provas de Ciclocross, inclusivamente Celestino Pinho ganhou na época passada a Taça Galega de Ciclocross.

Quem sabe se este ano não irão finalmente reaparecer as provas desta vertente do Ciclismo de estrada novamente?...




...e que tal se a DOISW organizar uma prova de Ciclocross?